Ter presença digital, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não se limita a simplesmente marcar território nas redes sociais e nos demais canais online. É mais do que isso. É fazer um bom uso dessas ferramentas, de modo que a marca conquiste a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público alvo.
A presença digital é parte fundamental para a construção de marca. É preciso tê-la no plano de marketing e zelar pela sua regularidade. Assim, a empresa estreita a relação com seus consumidores, ganha a confiança dessas pessoas e fortalece o seu nome no mercado.
Existem 4 partes nesse processo de construção de presença digital que devem ser seguidas à risca por quem quer fazer valer essa presença digital.
1. Conteúdo: As pessoas buscam informações na rede antes de efetuar quase todas as compras, seja de serviços ou de produtos. O conteúdo é como sua empresa irá criar relevância e confiabilidade na internet.
2. Relacionamento/Engajamento: Relacionamento é comunicar-se com seus atuais e potenciais clientes. Criar relacionamento é fundamental para aproximar o seu público da sua marca.
3. Plataforma amigável: Encantar um cliente passa por toda a experiência – desde a descoberta do seu produto ou serviço até o pós-venda. Por isso, é necessário pensar na maneira de fazer com que a experiência do consumidor seja a melhor possível, afinal é necessário que o público se encante com a marca logo no primeiro contato.
4. Posicionamento da marca: O posicionamento da sua marca deve estar intimamente ligado ao público que você quer atingir. Mas não é porque você está em múltiplos canais digitais, que deve ter múltiplas personalidades. Todos os conteúdos e ações devem estar alinhados no mesmo discurso. De nada adianta o Instagram da empresa informar uma coisa e o site da empresa estar desatualizado.